
De acordo com a sua experiência, esse tipo de abordagem da língua pode ajudar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação em outro idioma? Discuta com os colegas no fórum e registre a sua experiência e/ou impressão no blog. Sugestões:
- Se quiser e tiver oportunidade, converse com os alunos a respeito dos meios de comunicação virtuais e das diversas formas de registro da língua.
- A idéia não é, nesse momento, aplicar as atividades do projeto, mas você pode verificar se os alunos têm conta de e-mail. Quem não tiver, ou não souber como criá-la, poderá usar o software para aprender.
- A unidade Pen/Key Pal sugere a comunicação entre os jovens. Como inglês é considerado o idioma que estabelece a comunicação entre os povos, que tal incentivar os alunos a conhecer novas culturas? O e-mail pode ajudá-los nessa comunicação.
Digo isso porque uma vez eu até tentei fazer isso, em 2005, mas não deu certo. Tentamos entrar num site de pen pals, mas logo desistimos: além dos jovens usarem muitas gírias e expressões idiomáticas eles também usavam muita "linguagem virtual", como U R, XOXO, U 2, etc... Eu passava mais tempo traduzindo as mensagens do que eles escrevendo... Sem contar que os alunos queriam escrever como eles - eu quase enlouqueci com cerca de 40 alunos querendo se comunicar com outras pessoas, pedindo minha ajuda todos ao mesmo tempo!
Por isso eu acredito que até pode dar certo, mas primeiro eles tentarem se comunicar em inglês com outros alunos brasileiros. A partir daí, os professores ensinarem as linguagens virtuais, gírias, etc.
Como eu disse antes, os alunos do Maju possuem e-mail. A maioria deles possuem micros em suas casas. Mas, o que eu tenho feito é pedir para que eles troquem mensagens entre si, com cópia para mim, mas isso fora deste projeto.
No comments:
Post a Comment