Wednesday, April 30, 2008


Existe algum tipo de preconceito em relação ao uso das tecnologias aplicadas à educação?



Sem dúvida alguma existe sim muito preconceito em relação ao uso de tecnologias na educação. Muitos professores que não sabem como lidar com recursos tecnológicos dizem que é para "enrolar" aula e não para ensinar de fato. A maioria desses professores são antigos (nada contra os professores antigos, e também não me refiro a todos) que não se atualizaram em relação às mudanças do mundo, que acham que uma boa aula se dá com "GLS" - Giz, Lousa e Saliva... Infelizmente, esses professores não sabem que dá para unir o útil ao agradável (sim, agradável, pois hoje em dia é dificíl encontrar um aluno que não se interesse por novas tecnologias). Pois não há melhor forma de aprendizado senão a prazerosa.



Como os professores fazem uso da tecnologia na sala de aula?



Esta questão é muito importante, porque alguns professores que sabem utilizar novas tecnologias não sabem como aplicá-las em sala de aula. Não basta o professor pedir uma pesquisa sobre determinado assunto e levá-los a SAI (Sala Ambiente de Informática) e pronto, está feito.



A educação consiste em conduzir a pessoa para seu desenvolvimento como ser humano, em preparar o individuo para a vida, visando à sua realização futura. Formar alunos reflexivos. E o grande desafio é fazer de seu aluno um bom leitor e um bom escritor, saber criticar, saber argumentar. Dentre os apelos exteriores, destacam-se o cinema, o rádio, o teatro, a tv, o computador, o videogame, o videocassete, os jornais, as revistas, como elementos de grande influencia no cotidiano dos alunos. A importância de se formar cidadãos críticos está fundamentada na própria noção de democracia.



Temos novas tecnologias em nossas escolas, mas elas apenas são como um rótulo novo, mas com o mesmo produto a ser consumido, como disse Moran, 2007:



"Colocamos tecnologias na universidade e nas escolas, mas, em geral, para continuar fazendo o de sempre – o professor falando e o aluno ouvindo – com um verniz de modernidade. As tecnologias são utilizadas mais para ilustrar o conteúdo do professor do que para criar novos desafios didáticos."


Não é pedir, por exemplo, aos alunos uma pesquisa sobre o Present Perfect Tense. É buscar dentro de um tema polêmico, como o aborto, por exemplo, o Present Perfect Tense, mostrar como funciona este tempo verbal através de algo maior, onde eles possam refletir, formar uma opinião, argumentar e ao mesmo tempo aprender.

No comments: