
Eu acredito que são duas as principais necessidades da rede estadual na aprendizagem da língua inglesa. A primeira delas, o que não diz respeito apenas na língua inglesa, mas em outras disciplinas, é a quantidade de alunos que temos em sala de aula. Acho que quanto mais alunos temos numa sala menor será o rendimento dos alunos, pois, por mais que tentamos não conseguimos dar a devida atenção aos alunos que possuem alguma dificuldade. A segunda, é em relação a falta de material didático, já que não contamos com a ajuda do governo neste sentido. Sem contar que nós, professores de inglês, muitas vezes somos alvo tanto de alguns colegas de outras disciplinas quanto de alguns alunos.
Para atender a essas necessidades, o ideal, no primeiro caso, seria reduzir o número de alunos por sala para que assim possamos dar maior atenção a cada aluno, como isso não depende de nós, eu criei um e-mail onde eu possa interagir com eles fora da sala de aula, através do próprio e-mail ou mesmo através de um serviço de mensagens instantâneas, já que a maioria de meus alunos possuem computador ligado a rede em suas residências. No segundo caso, eu sempre procuro na Internet por textos, propagandas, dicas, enfim algo que eu suponha que eles achem interessante para trabalhar. Dependendo do que eu encontre, eu tiro xerox e depois os recolho, colocando-os numa pasta para de repente usá-los em outra sala ou num próximo ano. Também adoto livro didático, pois com apenas duas aulas semanais perderíamos muito tempo para passar o conteúdo na lousa, explicá-lo e depois passar exercícios. Porém, nem todos os alunos adquirem o livro por falta de recursos financeiros, e eu não os obrigo a comprá-los. Neste caso, eu peço para que eles sentem junto a um colega que possue o livro para acompanhar o conteúdo e depois, eles copiam o conteúdo no caderno. Também contamos com algumas oficinas que a Diretoria de Ensino nos proporciona.
Esses novos projetos vindos da Secretaria da Educação são "uma injeção de ânimo"! Já que não contamos com a ajuda do governo com recursos como o livro didático, esses projetos dão um novo ânimo, não só para os alunos, mas também para nós, professores.
No comments:
Post a Comment