Wednesday, April 30, 2008



Se você já faz uso da pesquisa como recurso pedagógico para aprendizagem do idioma inglês, relate a sua experiência no blog. Se ainda não faz, reflita se esse recurso pode ser incorporado à sua prática pedagógica no ensino de línguas e registre no blog, também.

Sim, com certeza. A Internet é fonte inesgotável de informação, bem diferente quando eu estudava, no Colegial (hoje Ensino Médio) há uns 13 anos atrás. Eu precisava ir até a Biblioteca da Prefeitura de Campinas para poder realizar uma pesquisa, era muito demorado, pois além do tempo de ir para a Prefeitura e voltar para minha casa, tinha que procurar numa imensidão de livros e enciclopédias o que eu realmente precisava. Depois, tinha que copiar o que estava escrito para depois, em casa datilografá-lo.

A Internet é uma aliada ao professor. Mas tem que saber utilizá-la. Geralmente, quando peço uma pesquisa ou trabalho que a envolva a Internet, eu dou o tema e apenas alguns dados. Pergunto se os alunos conhecem o que quero. Se eles conhecem já começamos logo a discutí-lo. Se não o conhecem, eles começam a falar o que acham o que é. Depois eles vão para a Internet e fazem a pesquisa, mas eles mesmos levantam suas dúvidas e procuram pelas respostas. Às vezes eu os auxilio, quando o assunto é mais complexo, por exemplo, se o tema em questão é o aborto, eu peço para que procurem não só pelas suas dúvidas, mas também por opiniões médicas, Legislação Brasileira, dados estatísticos, relatos de quem já praticou, o que as religiões dizem sobre isso, etc...

Eles podem até pesquisar na língua portuguesa, mas depois, trabalho final deverá estar na língua inglesa.

No comments: